Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Programa Geral

Festival JACC
OFICINA MUNICIPAL DO TEATRO (O TEATRÃO)
cine-concerto
cine-concerto
Museu Nacional Machado de Castro
Grémio Operário de Coimbra
TAGV
TAGV
Museu Nacional Machado de Castro

Nenhum item encontrado.

Sobre o Festival JACC

Descarregar Programa

Nesta edição

A 22ª edição do Festival Jazz ao Centro acontece entre os dias 21 de Setembro e 5 de Outubro, em vários espaços da Cidade de Coimbra.

Ao longo de 3 semanas, uma dezena de espaços da cidade de Coimbra acolhem 15 concertos em vários formatos, desde o solo ao ensemble alargado. Dentre os espaços, encontramos salas privilegiadas da cidade, como o Convento São Francisco e o Teatro Académico de Gil Vicente, mas também espaços patrimoniais como a Imprensa da Universidade de Coimbra e o Seminário Maior.

Para José Miguel Pereira, diretor da Associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube, "depois de 21 edições, o Festival Jazz ao Centro certamente se transformou, mas o impulso inicial que levou à sua criação permanece inalterado. Podemos resumir esse impulso em três pontos: mostrar a realidade viva do Jazz, na sua pluralidade e riqueza; envolver a cidade através de uma densa rede de parcerias que permite a realização de concertos em salas, espaços patrimoniais e no espaço público; e fazer dos Encontros um lugar de criação."

O Festival é co-organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, pelo que para a Directora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Maria Carlos Pêgo, presente na conferência de imprensa, "os Encontros Internacionais de Jazz revelam-se, ano após ano, como um evento fundamental para o panorama cultural de Coimbra. A programação diversificada, que abrange desde concertos de grandes nomes do jazz internacional até apresentações de novos talentos locais e nacionais, demonstra o compromisso do festival em mostrar a pluralidade e a riqueza deste género musical. O facto de o mesmo decorrer em diversos espaços da cidade e envolver uma ampla rede de parcerias, fortalece o seu vínculo com a comunidade. O Festival não se limita a apresentar concertos, mas também a fomentar a criação artística, através de residências e projetos de imersão que envolvem músicos de diferentes gerações e origens. Dessa forma, contribui para a formação de novos talentos e para a revitalização do cenário musical local."

Os solos de Satoko Fujii, Carlos Barretto e Zoh Amba, as residências artísticas que juntam, por um lado, 5 músicos britânicos e 5 músicos portugueses e, por outro lado, o quarteto formado por Rodrigo Amado, Samuel Gapp, Hernâni Faustino e João Lencastre e o encontro improvável entre músicos do universo da Tuna Académica da Universidade de Coimbra com a composição instantânea do Maestro Luís Castro (Associação Porta Jazz) são algumas das propostas da programação da 22ª edição do Festival Jazz ao Centro, que acontecerá entre 21 de Setembro e 5 de Outubro.

Com um número significativo de concertos em que o valor do ingresso é decidido pelo público, os bilhetes para os concertos do Festival Jazz ao Centro com preço tabelado (a decorrer no TAGV, Salão Brazil, Museu Nacional Machado de Castro e Grémio Operário de Coimbra) serão colocados à venda nos próximos dias, nas respectivas salas e bilheteira online, sendo que os seus preços variam entre os 5€ e os 8€ euros.

O segundo fim de semana do Festival é quase inteiramente dedicado aos resultados da residência artística que junta, entre os dias 23 e 28 de setembro, cinco músicos britânicos a cinco músicos portugueses/residentes em Portugal. Entre os participantes contam-se figuras relevantes do jazz e das músicas improvisadas de ambos os territórios: Gonçalo Almeida (contrabaixo), Hannah Marshall (violoncelo), Karoline Leblanc (piano), Luís Vicente (trompete), Marcelo dos Reis (guitarra) Mark Sanders (bateria), Olie Brice (contrabaixo)  Pat Thomas (piano e eletrónica), Rachel Musson (saxofones) e Ziv Taubenfeld (clarinete baixo). Em diferentes configurações, irão apresentar-se em 7 concertos, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em espaços como a Casa das Artes Bissaya Barreto (em parceria com o Festival Apura), o Salão Brazil, o Museu Nacional Machado de Castro e o Seminário Maior.Paralelamente à residência, acontecerá, no dia 28 de setembro, a apresentação final do resultado do projeto Imersão / Improvisação, no qual vários músicos do universo dos grupos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, nomeadamente da Big Band RAGS são desafiados pela pelo Maestro Luís Castro (da Associação Porta-Jazz), a criar um espectáculo único e irrepetível, assente na improvisação e em várias técnicas que permitem a composição em tempo real. O Teatro Académico de Gil Vicente será o palco deste concerto, no qual o público também terá um papel ativo, conduzido pelo Maestro Luís Castro.

O derradeiro fim de semana do Festival reserva-nos um vai-vem entre a Baixa e a Alta. No Largo do Poço, o Salão Brazil acolhe, nas noites de 4 e 5 de outubro, um quarteto que junta Rodrigo Amado (saxofone tenor), Samuel Gapp (piano), Hernâni Faustino (contrabaixo) e João Lencastre (bateria) para duas noites de concertos e gravação.Na Rua da Ilha, primeiro na Imprensa da Universidade de Coimbra e, no dia seguinte, no Grémio Operário de Coimbra, atuam, respectivamente, a saxofonista americana Zoh Amba e o contrabaixista Carlos Barretto.