Festival Jazz ao Centro | Heather Leigh

Sexta, 14 outubro, 21h30
Casa das Artes Bissaya Barreto

Heather Leigh Pedal Steel Guitar

O seu trabalho tem levado a pedal steel guitar para territórios pouco trilhados pelo instrumento, mais conhecido pelo seu papel na música country. Embora viva em
Glasgow, Heather Leigh nasceu na Virgínia e cresceu no Texas, perto da cidade de Houston, onde aprendeu a tocar.
Por mais de duas décadas, tem redefinido as fronteiras tonais e sónicas da pedal steel guitar.

Paralelamente a este trabalho, integrou a formação Charalambides (de Tom e Christina Carter) e colaborou com músicos como Thurston Moore, Jandek e Chris Corsano.

Em 2004, foi co-fundadora da muito influente Volcanic Tongue, uma distribuidora / loja de discos / editora, extinta em 2015, ano em que Leigh lançou o aclamado I Abused Animal, disco que lhe trouxe reconhecimento global. Throne (2018) e Glory Days (2021) cimentaram a reputação do seu trabalho a solo.

Em parceria com a Casa das Artes Bissaya Barreto, este é um concerto também integrado no Ciclo "As guitarras não têm saudade”