Festival Jazz ao Centro 24 - Tentet

Festival JACC
26/9/24

Normal: 8€ / Descontos: 5€ (estudantes, menores de 25, desempregados, profissionais das artes e da cultura, maiores de 65)

Tentet

Gonçalo Almeida - contrabaixo
Hannah Marshall - violoncelo
Karoline Leblanc - piano
Luís Vicente - trompete
Marcelo dos Reis - guitarra
Mark Sanders - bateria
Pat Thomas - eletrónica
Olie Brice - contrabaixo
Rachel Musson - sax tenor
Ziv Taubenfeld - clarinete baixo

Este concerto será protagonizado pelo grupo mais numeroso desta residência, um decateto envolvendo todos os músicos participantes.

Gonçalo Almeida é um contrabaixista, compositor e improvisador português baseado em Roterdão. Com intensa atividade, participa de numerosos projetos colaborativos, escrevendo música para alguns deles e tendo já editado 5 discos a solo. Hannah Marshall trabalha com no campo musical e das artes sonoras, desenvolvendo também colaborações nos domínios da performance, do ensino e das artes visuais. De grupos ad hoc, à interpretação de música contemporânea, Marshall é presença regular na cena da música criativa britânica. Karoline Leblanc é uma pianista e improvisadora canadiana, atualmente a residir em Sintra. Com uma sólida formação clássica, longa experiência de execução de música contemporânea e um apreço pela improvisação livre, Leblanc é reconhecida pelo seu estilo percussivo e, ao mesmo tempo, altamente sensível. Luís Vicente é um dos mais reconhecidos músicos portugueses no contexto do jazz e das músicas improvisadas. Participa em mais de uma dezena de grupos colaborativos e lidera os seus projetos, para os quais compõem. Marcelo dos Reis é um guitarrista, compositor e improvisador baseado em Coimbra. Reconhecido a nível nacional (músico do ano, na jazz.pt, em 2017) e internacional (figurando nas influentes listas da El Intruso e do Free Jazz Blog), é uma presença regular em vários palcos do continente europeu. Mark Sanders é um nome incontornável da música criativa europeia, aparecendo em mais de 2 centenas de discos, numa carreira que se estende pelas últimas 4 décadas. Pat Thomas é uma das figuras mais singulares da música britânica. No ativo desde 1979, ganhou recentemente um amplo reconhecimento através de projetos como Black Top ou [Ahmed]  أحمد . Olie Brice é um contrabaixista que se move com relativa facilidade entre vários contextos. Com uma dedicação séria à música livremente improvisada, é também compositor nos dois grupos que mantém atualmente (um trio e um octeto). Rachel Musson tem trabalhado em contextos muito diversos, quer como improvisadora, quer como compositora. Com relevante trabalho a solo, editou recentemente um dos seus mais ambiciosos projetos, um noneto para o qual escreveu a música. Ziv Taubenfeld tem no clarinete baixo o seu principal instrumento. Reside em Lisboa e seu principal projeto - Full Sun - assenta na composição para um ensemble alargado de geometria variável, do qual fazem parte músicos como Marta Warelis, Luís Vicente e Dudù Kouate.

Casa das Artes Bissaya Barreto
Música.com