Festival Jazz ao Centro 24 - Gonçalo Almeida / Rachel Musson / Ziv Taubenfeld

APURA
27/9/24

Casa das Artes Bissaya Barreto, no âmbito do Festival Apura

O valor do ingresso é de 2,00€ e garante o acesso aos concertos do Festival Apura, a decorrer na Casa das Artes Bissaya Barreto, no dia 27 de setembro. Pode ser adquirido no local, no dia do concerto.

Gonçalo Almeida - contrabaixo
Rachel Musson - sax tenor
Ziv Taubenfeld - clarinete baixo

Com três instrumentistas habituados a contextos de improvisação livre, este concerto está integrado, também, na programação do Festival Apura.

Gonçalo Almeida é um contrabaixista português baseado em Roterdão, Holanda. Com uma abordagem interdisciplinar e colaborativa no seu trabalho, Gonçalo toca numa variedade de projectos que vão desde o jazz moderno, free jazz, jazzcore e música livremente improvisada, tendo partilhado o palco com improvisadores como Ab Baars, Balasz Pandi, Chris Speed, Carlos Zingaro, Ig Henneman, Fred Lonberg-Holm, Jasper Stadhouders, Jorrit Dijkstra, Luis Vicente, Luis Lopes, Martin van Duynhoven, Nina Hitz, Peter Jacquemyn, Rodrigo Amado, Susana Santos Silva, Tobias Klein, Wilbert de Joode, entre outros.

Dedicado ao contrabaixo a solo, já com cinco álbuns a solo, e mantendo um papel ativo na sua apresentação em formato de concerto a solo, é também fundador e contrabaixista do Hydra Ensemble, Lama Trio, Albatre, The Attic e membro dos Spinifex, The Selva, Tabula Sonorum Duo e Luís Vicente trio.
Rachel Musson é saxofonista, improvisadora e compositora sediada no Reino Unido. Passou a última década imersa em música improvisada e tem vindo gradualmente a introduzir elementos compostos no seu trabalho, recorrendo a textos, gravações de campo e processamento de sons. Está envolvida numa variedade de projectos de improvisação e trabalha regularmente com Mark Sanders, Pat Thomas, Hannah Marshall, Julie Kjaer, Corey Mwamba, Olie Brice, Alex Ward, Alex Hawkins, entre outros. A sua discografia inclui gravações em noneto, com a sua composição 'I Went This Way' (577 Records), vários discos em trio: Shifa, com Pat Thomas e Mark Sanders (577 Records), Bibimbap, com Mark Sanders e John Edwards (Two Rivers Records), Tatterdemalion, com Liam Noble e Mark Sanders (Babel).

Ziv Taubenfeld é clarinetista-baixo, compositor e improvisador, reside em Lisboa, depois de ter feito nome (e comunidade) enquanto figura-chave na comunidade de jazz e música improvisada de Amesterdão, colaborando com artistas como Han Bennink e Tobias Delius. A experimentação do som através das suas infinitas manifestações está no centro do trabalho de Taubenfeld como improvisador. O seu principal projeto - Full Sun - assenta na composição para um ensemble alargado de geometria variável, do qual fazem parte músicos como Marta Warelis, Luís Vicente e Dudù Kouate. Mantém ativos grupos colaborativos como Kuhn Fu, ZYFT, CosJazzul e Xavier Pamplona Ensemble. Outras colaborações recentes incluem Hamid Drake, Ada Rave, Fred Lonberg-Holm e Michael Moore, entre outros.

Em parceria com a Associação Cultural Apura, no âmbito do Festival Apura, e com o apoio da Casa das Artes Bissaya Barreto.

Casa das Artes Bissaya Barreto
Música.com