Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Programa Geral

Festival JACC
OFICINA MUNICIPAL DO TEATRO (O TEATRÃO)
cine-concerto
cine-concerto
Museu Nacional Machado de Castro
Grémio Operário de Coimbra

Nenhum item encontrado.

Sobre o Festival JACC

Descarregar Programa

Nesta edição

Entre 6 e 21 de outubro, o Festival Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra regressa para a sua 21ª edição, percorrendo vários espaços da Cidade.

As premissas fundamentais da programação mantêm-se em linha com o que tem vindo a ser a prática das últimas edições, assumindo a diversidade de abordagens que marcam a atualidade do Jazz.

Ao longo de três semanas, 50 músicos de várias latitudes passarão pelo Centro de Artes Visuais, Convento São Francisco, República Solar dos Kapängas, Salão Brazil e Teatro Académico de Gil Vicente.

A abertura do Festival fica a cargo de Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek, que atuam no dia 6 de outubro no Teatro Académico de Gil Vicente. Nos dois dias seguintes, os concertos decorrem no Salão Brazil. No sábado, dia 7 de outubro terá como protagonista o sexteto Lantana (sábado, dia 7 de outubro), grupo colaborativo do qual fazem parte Anna Piosik (trompete e voz) Carla Santana (eletrónica), Maria do Mar (violino), Maria Radich (voz), Helena Espvall e Joana Guerra (violoncelos). Na tarde de domingo, dia 8 de outubro, é a vez de Lakecia Benjamin apresentar “Phoenix” o seu quarteto formado por Zaccai Curtis (piano), Ivan Taylor (contrabaixo) e EJ Strickland (bateria).

Depois de um curto interregno, o Jazz ao Centro regressa, no dia 12, com uma jam session no Salão Brazil, destacando o trabalho de parceria com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e com uma emergente comunidade de músicos apostados na dinamização da cena jazzística da Região de Coimbra. No dia seguinte (13 de outubro), o Salão da Baixa de Coimbra acolhe o quarteto liderado pelo baterista e compositor Mário Costa, que apresentará “Chromosome”, trabalho que conta com os préstimos dos franceses Benoît Delbecq (piano) e Bruno Chevillon (contrabaixo), assim como do trompetista americano de raízes vietnamitas Cuong Vu. No sábado, dia 14 de outubro, nova passagem pelo Teatro Académico de Gil Vicente, para a primeira apresentação do disco “Snakes & Thunder” (com data prevista de lançamento no primeiro trimestre de 2024) pelo quinteto Chão Maior, projeto colaborativo encabeçado pelo trompetista e compositor Yaw Tembe, ladeado por João Almeida (trompete), Norberto Lobo (guitarra e baixo), Leonor Arnaut (voz) e Ricardo Martins (bateria). No derradeiro dia do segundo fim de semana de festival, Lívia Nestrovski e Fred Ferreira irão apresentar, ao final da tarde, um programa desenhado especialmente para esta apresentação no Festival Jazz ao Centro no Convento São Francisco. À noite, regresso ao Salão Brazil, para um concerto de Luís Vicente / William Parker / Mark Sanders, que aqui se encontram pela primeira vez em formato trio.

O último fim de semana do Festival Jazz ao Centro reserva espaço para quatro concertos. Na noite de quinta-feira, dia 19 de outubro, o sexteto AXES de João Mortágua sobe ao palco do Salão Brazil para apresentar o seu novíssimo disco “Hexagon”, e para ajudar à celebração do 11º aniversário da casa sob a gestão do Jazz ao Centro Clube. Com o saxofonista e compositor residente em Coimbra, estarão Tomás Marques (saxofone alto), Hugo Ciríaco (saxofone tenor), Rui Teixeira (saxofone barítono), Filipe Louro (baixo elétrico) e Pedro Vasconcelos (bateria). Na sexta-feira, dia 20 de outubro, a República Solar dos Kapängas recebe o projeto Orè que junta, sob a liderança do contrabaixista brasileiro Pedro Ivo Ferreira, o saxofonista português José Soares, o guitarrista uruguaio Miguel Petruccelli, José e o holandês Onno Govaert. A juntar à relevância deste grupo multi-nacional baseado nos Países Baixos, pretende-se chamar a atenção para a fragilidade da situação atual das Repúblicas, que alguns casos, como o da República Solar dos Kapängas, ameaça a sua própria continuidade. Todas as receitas de bilheteira revertem para o fundo de apoio jurídico da Associação Solar dos Kapängas. À noite, o festival transfere-se do alto do Santo António dos Olivais para a Baixa de Coimbra, onde atuam Per Zanussi com Vestnorske Jazzensemble. O contrabaixista e compositor Per Zanussi faz acompanhar por um ensemble de 11 músicos formado por Kjetil Møster, Heidi Kvelvane, Elisabeth Lid Trøen e Kristoffer Alberts (saxofones), Didrik Ingvaldsen, Simen Kiil Halvorsen (trompetes), Thomas Dahl  (guitarra), Gro Austgulen (violino), John Derek Bishop (electrónica) Børge Fjordheim e Øyvind Skarbø (bateria e percussão). Para o final, no dia 21 de outubro, está previsto um único concerto, a ter lugar no Centro de Artes Visuais. A música estará a cargo do duo Lotte Anker & Gabriel Ferrandini que encerram em Coimbra uma semana de trabalho de criação (a convite do Teatro do Bairro Alto, em Lisboa).

Última referência para as ações junto de público infantil com o espectáculo O Jazz é Fixe! e para o espaço aberto para os jovens estudantes do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra apresentarem o seu trabalho no contexto do Festival, assim como para o djset de Rui Miguel Abreu, que também entrevistará William Parker para uma nova rubrica do Teatro Académico de Gil Vicente.