22.º FESTIVAL JAZZ AO CENTRO - PROGRAMA

O Jazz e as músicas improvisadas são exemplo perfeito do carácter complexo da tradição nas práticas artísticas e na sociedade como um todo. Não assenta bem, a esta música centenária, uma abordagem que não dê conta de uma história complexa, marcada por coexistências, adaptações e muitos cruzamentos.

Talvez por isso seja sempre desafiante voltar, ano após ano, à ideia dos “Encontros” e aos dilemas da sua programação.

Depois de 21 edições, é certo que o Jazz ao Centro se foi transformando, mas permanece inalterado o impulso inicial que levou à sua criação e que poderíamos resumir em três pontos: - mostrar a realidade viva do Jazz, na sua pluralidade e riqueza; - envolver a cidade através de uma densa rede de parcerias que possibilitam a apresentação de concertos em salas de concerto, espaços patrimoniais e no espaço público; - fazer dos Encontros um lugar de criação.

Em 2024, na sua 22ª edição, o Jazz ao Centro decorre de 21 de setembro a 5 de outubro. Ao longo destas 3 semanas, uma dezena de espaços da cidade de Coimbra acolhem 15 concertos em vários formatos, desde o solo ao ensemble alargado. Dentre os espaços, encontramos salas privilegiadas da cidade, como o Convento São Francisco e o Teatro Académico de Gil Vicente, mas também espaços patrimoniais como a Imprensa da Universidade de Coimbra e o Seminário Maior.

O Festival tem início no dia 21 de setembro, com um concerto da pianista japonesa Satoko Fujii, no palco do Teatro Académico de Gil Vicente. Com uma carreira de quase 3 décadas, Fujii é uma notável pianista e compositora, conhecida pelo carácter multifacetado da sua escrita, desde os pequenos combos ao formato orquestral. Após o concerto no auditório do TAGV, subimos ao Café-Teatro para ouvir o guitarrista conimbricense Hugo Ferreira, que recebeu “carta branca” para apresentar um dos muitos projetos em que tem estado envolvido.

No dia 22 de setembro, último dia de Verão, ao final da tarde, o Parque Verde (Entrada Poente) recebe o concerto do trio de Pedro Ricardo que, em 2023, lançou o aclamado “Soprem Bons Ventos” pela Soundway Records.

A fechar o primeiro bloco do Jazz ao Centro, o Convento São Francisco será palco para a estreia de Aether - Cruzamento, espectáculo que junta o trio “Bode Wilson”, de João Pedro Brandão, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro às bailarinas Ana Rita Xavier e Wura Moraes, com desenho de luz de Cárin Geada.

O segundo fim de semana do Festival é quase inteiramente dedicado aos resultados da residência artística que junta, entre os dias 23 e 28 de setembro, cinco músicos britânicos a cinco músicos portugueses/residentes em Portugal. Entre os participantes contam-se figuras relevantes do jazz e das músicas improvisadas de ambos os territórios: Gonçalo Almeida (contrabaixo), Hannah Marshall (violoncelo), Karoline Leblanc (piano), Luís Vicente (trompete), Marcelo dos Reis (guitarra) Mark Sanders (bateria), Olie Brice (contrabaixo)  Pat Thomas (piano e eletrónica), Rachel Musson (saxofones) e Ziv Taubenfeld (clarinete baixo). Em diferentes configurações, irão apresentar-se em 7 concertos, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em espaços como a Casa das Artes Bissaya Barreto (em parceria com o Festival Apura), o Salão Brazil, o Museu Nacional Machado de Castro e o Seminário Maior.

Paralelamente à residência, acontecerá, no dia 28 de setembro, a apresentação final do resultado do projeto Imersão / Improvisação, no qual vários músicos do universo dos grupos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, nomeadamente da Big Band RAGS são desafiados pela pelo Maestro Luís Castro (da Associação Porta-Jazz), a criar um espectáculo único e irrepetível, assente na improvisação e em várias técnicas que permitem a composição em tempo real. O Teatro Académico de Gil Vicente será o palco deste concerto, no qual o público também terá um papel ativo, conduzido pelo Maestro Luís Castro.

O derradeiro fim de semana do Festival reserva-nos um vai-vem entre a Baixa e a Alta. No Largo do Poço, o Salão Brazil acolhe, nas noites de 4 e 5 de outubro, Rodrigo Amado, Samuel Gapp, Hernâni Faustino e João Lencastre, para duas noites de concerto e gravação.

Também nos dias 4 e 5 de Outubro, o Jazz ao Centro sobe à Rua da Ilha, primeiro na Imprensa da Universidade de Coimbra e, no dia seguinte, no Grémio Operário de Coimbra, onde atuam, respectivamente, a saxofonista americana Zoh Amba e o contrabaixista Carlos Barretto.

8/29/2024
AUTOR