The Festival of the New European Bauhaus - Região Coimbra

New European Bauhaus

A 2ª edição do Festival do Novo Bauhaus Europeu realiza-se em Coimbra sob a forma de um Evento Satélite, que terá lugar nas instalações do Itecons, na manhã de dia 13 de abril. O evento celebra o caminho feito por esta iniciativa criativa e interdisciplinar desde o seu lançamento, em Setembro de 2021.

Tal como aconteceu em 2022, em que diversas entidades e colectivos se uniram em torno da Rua Adelino Veiga, num dia de atividades que se intitulou “Rua Zero”, o Festival do Novo Bauhaus Europeu volta, este ano, a realizar-se em Coimbra, desta feita pela mão de uma Comissão Organizadora que une quatro entidades parceiras oficiais do Novo Bauhaus Europeu - a CIM-RC, o Itecons, o Jazz ao Centro Clube e a Universidade de Coimbra - às quais se junta, também, a Associação Cultural Há Baixa.

O Novo Bauhaus Europeu tem vindo, ao longo dos últimos dois anos e meio, a adicionar uma dimensão cultural e criativa ao Pacto Ecológico Europeu, combinando os valores da estética, sustentabilidade e inclusão em experiências concretas de base local. O Novo Bauhaus Europeu está a crescer num terreno fértil, no qual edifícios, espaços públicos, empresas e práticas sociais, atividades culturais e programas educativos são faróis da iniciativa e inspiram novas ideias.

Partindo do apelo inicial da Presidente da Comissão Europeia, para uma verdadeira participação ampla na imaginação e construção colectiva de um futuro sustentável, inclusivo e que seja belo para os nossos olhos, mentes e almas, o Novo Bauhaus Europeu tem criado contextos favoráveis para que pessoas de diferentes origens e setores pensem e trabalhem em conjunto para a transformação e transição da sociedade europeia.

Nesta edição do Evento Satélite do Festival do Novo Bauhaus Europeu, intitulada “Convergências”, o Itecons acolherá as perspectivas de arquitetos, artistas, designers, engenheiros, profissionais da economia social e solidária e cidadãos de diversos percursos sobre as profundas transformações necessárias para uma regeneração positiva em direção a uma relação mais harmoniosa com a natureza, bem como para promover experiências estéticas acessíveis e combater as injustiças estruturais.

O momento central da iniciativa será a roda de conversa que sentará à mesma mesa mais de uma dezena de entidades, coletivos e cidadãos que têm vindo a desenhar projetos apoiados ou reconhecidos pelo Novo Bauhaus Europeu. A roda de discussão será liderada por Tânia Covas, atual Secretária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, cuja missão será encontrar pontos de convergência entre participantes de diferentes áreas, explorando a valorização da multidisciplinaridade que está na base New European Bauhaus (NEB).

A entrada é livre, contudo limitada a um número máximo de participantes. A inscrição deve ser feita através do preenchimento deste formulário.

Programa:

9:30h | Receção dos participantes

10:00h | Boas vindas / Sessão Introdutória - Sala Formação Itecons 1

10:15h | Roda de Conversa, mediada por Tânia Covas - Sala Formação Itecons 1

>> Rede das Aldeias para o Futuro Bauhaus Euroace, Município da Pampilhosa da Serra, representada pelo Dr. Rui Simão, Vereador;

>> Saco da Baixa, Associação Há Baixa, representada pela Dr.ª Sílvia Ferreira, Teresa Dias da Silva, Ana Maria Machado, Celeste Quintela, Luísa Neto Parra, Luísa Velasco, Licínia Matias, Maria de Fátima Marinheiro, Carmen Mieiro;

>> Student Hub, Universidade de Coimbra, representado pela Coordenadora, Dr.ª Ana Rita Querido;

>> CrAFt - Creating Actionable Futures,Município de Coimbra / Departamento de Ambiente e Sustentabilidade;

>> NEB @ Coimbra Region, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra;

>> De volta ao rural ou como reforçar a coesão da cidade regional (Darq/UC - Terras de Sicó), representado por Arq. Adelino Gonçalves.

>> NEB Goes South, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, representada pelo Arq. Diego Souza

>> VIANA S.T.ARTS Centre, Câmara Municipal de Viana do Castelo

Outros participantes: Professor Delfim Leão (Vice-Reitor da UC), Engº Nuno Simões (Itecons), José Miguel Pereira (JACC), Pedro Martins e Ana Boavida (DEI-UC/IPN)

11.45h | Coffee-Break - Piso 0 do Itecons 1